sábado, 20 de dezembro de 2008

Entrevistas de Josué Rios e Secretário de Justiça na CBN

Prezados Colegas,

Assim como nós, funcionários da Fundação Procon, percebemos a necessidade de um debate franco sobre a atual gestão do Procon como forma de solucionar muitos dos problemas atualmente encontrados na Fundação, a rádio CBN sensibilizada pela coluna Josué Rios publicada no JT de sábado, 13/12 (“Eleição no Procon: discrição e pressa”), abriu espaço para o advogado e colunista debater o assunto na manhã dessa sexta-feira, 19/12. Rios expôs as deficiências atualmente encontradas no Procon e os procedimentos e projetos que, ao seu ver, foram “cases” ou procedimentos de sucesso.

O Secretário de Justiça, Luiz Antonio Marrey, teve espaço concedido de forma democrática para manifestar-se sobre os fatos debatidos, e atacou o colunista e a AFProcon.

As entrevistas foram concedidas ao jornalista Milton Jung, que brilhantemente destacou a necessidade de abrir a discussão à população, em geral.

Segue abaixo a notícia publicada no blog de Milton Jung (
http://www.miltonjung.globolog.com.br):

"19/12/2008
Governo impõe decisões ao Procon, diz Josué Rios.

A escolha do diretor do Procon pelo conselho curador da instituição levou o advogado de defesa do consumidor e consultor do Jornal da Tarde Josué Rios a criticar a forma como a entidade é administrada pelo Governo de São Paulo. No entender dele, falta da transparência nas discussões e há imposição do Estado nas decisões do conselho.

'Se ele não gosta que vire governador', diz secretário de Justiça.

O secretário estadual de Justiça de São Paulo, Luiz Antonio Marrey, não aceita as críticas à forma como o Governo do Estado administra a Fundação Procon, instituto que tem orçamento de R$ 30 milhões. Em entrevista ao CBN São Paulo disse que o governo vai melhorar a estrutura do órgão para atender às reclamações dos consumidor e atacou o advogado Josué Rios"


Ouçam o áudio das entrevistas no blog de Milton Jung.

AFProcon

NOTA OFICIAL DOS FUNCIONÁRIOS DO PROCON/SP

NOTA OFICIAL DOS FUNCIONÁRIOS DO PROCON/SP

A ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DO PROCON - AFProcon lamenta que a Secretaria de Justiça, em nota oficial, tenha relacionado causas sindicais ou salariais à crítica trazida pelo colunista Josué Rios no JT de 13/12/2008 sobre determinados fatos - ainda não explicados à população pelo Governo do Estado.

Ao contrário do que informa a nota, a AFProcon não tem cadeira no Conselho Curador da Fundação Procon/SP, havendo eleita pelos servidores uma representante com total autonomia, que, embora não esteja nos quadros da Diretoria da AFProcon, recebe total apoio, visto que lutamos por uma mesma causa.

Os funcionários da Fundação Procon/SP lamentam muito que, no desespero de uma justificativa perante os cidadãos, a Secretaria de Justiça tenha menosprezado o próprio Órgão de Defesa do Consumidor do Estado, que aos nossos olhos, foi pioneiro e, há mais de 30 anos tem sido considerado como o grande referencial na defesa dos direitos do consumidor, guardadas as devidas proporções à importante participação das entidades civis.

Lamentam ainda, o falta de consideração e respeito por parte da Secretaria de Justiça em relação aos votos dos conselheiros participantes, na medida em que menciona um dos votos como referência de importância, em detrimento aos demais.

O manifesto entregue pela representante dos funcionários aos demais conselheiros demonstrava um balanço da atual gestão e a necessidade de algumas mudanças para propiciar um atendimento ao cidadão com mais dignidade e uma proteção ao consumidor com maior efetividade, mas, devido a essas características críticas, foi "democraticamente calado", o que corrobora nossa conclusão sobre a necessidade de mudanças na gestão da defesa do consumidor, para o bem do maior órgão público atuante nessa área e, consequentemente, da população.

AFProcon - ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DO PROCON
Assinar afprocon

Desenvolvido por br.groups.yahoo.com

Arquivo do blog