sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Pós graduação:

18/02/2010
A partir de 22/2, estarão abertas as inscrições, em nível de extensão universitária, para os módulos do 1º curso de especialização em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos (Conciliação e Mediação) e aplicação no Direito do Consumidor

De 22 de fevereiro a 24 de março, estarão abertas as inscrições e matrículas para os módulos do 1º curso de pós-graduação lato sensu, especialização em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos (Conciliação e Mediação) e aplicação no Direito do Consumidor, em nível de extensão universitária. O curso tem como professor responsável coordenador o juiz Alexandre David Malfatti, coordenador da Área  de Direito do Consumidor da EPM. Entre os professores convidados, está o juiz Aloísio Sérgio Rezende Silveira (foto), coordenador da Área de Métodos Alternativos de Solução de Conflitos da Escola.

 

As inscrições são abertas a magistrados, promotores de Justiça, defensores públicos, advogados, escreventes e diretores de cartório, bacharéis em Direito, psicólogos, professores universitários, assistentes sociais, administradores de empresas e demais profissionais de áreas diversas, com formação universitária.

  

Será possível a frequência por módulos, conferindo-se o certificado pertinente ao módulo escolhido.

 

Local: Auditório da EPM (Rua da Consolação, 1483 - 3º andar)


Período
: 31 de março de 2010 a 14 de dezembro de 2010


Turmas
: Noturno (terças-feiras e quartas-feiras, das 19 às 23 horas)



Programa
:


Módulo A – Comunicação e Negociação
– 32 horas/aula (4 palestras e 4 seminários) – de 31/3/2010 a 4/5/2010


1ª. Aula
: Introdução e histórico evolutivo dos Métodos Alternativos de Solução de Conflitos, pertinência do tema no contexto da comunicação.  A importância da comunicação para a mudança de paradigma. Tipos de comunicação. Comunicação verbal e comunicação não-verbal. Linguagem: [a] a arte de relacionar-se; a arte de ouvir. [b] a arte de fazer perguntas; tipos de pergunta.

2ª. Aula: Teoria geral do conflito [a] a democracia moderna e os conflitos; modelo institucional. [b] definição do conceito e de seus componentes [c] interpretação dos conflitos [d] causas e conseqüências dos conflitos [e] tipos de conflitos. O conflito jurídico. Teoria do conflito.

3ª. Aula: Teoria geral da negociação. Definição do conceito e de seus componentes. Modalidades e características da negociação. Orientações metodológicas contemporâneas. Integração e distribuição do valor das negociações. Negociação integrativa. Negociação distributiva. Negociação cooperativa. O modelo americano. O negociador. Requisitos. Características. Lidando com questões difíceis na negociação.

4ª. Aula: Técnicas e estratégias de negociação I – técnicas básicas de negociação: a barganha de posições; a separação de pessoas e problemas; concentração de interesses. Desenvolvimento de opções de ganho mútuo; critérios objetivos; melhor alternativa para acordos negociados II- técnicas intermediárias de negociação: estratégias de estabelecimento de rapport; transformação de adversários em parceiros. O negociador moderno. O negociador, o administrador, o advogado, o juiz. A negociação e o processo judicial. Negociação e decisão. Erros e acertos na negociação.  A negociação e os direitos humanos fundamentais.  Negociação e ética.



Módulo B – Mediação
– 80 horas/aula (10 palestras e 10 seminários) – de 12/5/2010 a 20/7/2010  


1ª. Aula
: Mediação. A mudança de paradigma na prática. Histórico da mediação no Brasil e em outros países.

2ª. Aula: A definição dos conceitos e dos componentes do instituto da mediação. Diferenças entre os vários Métodos: negociação, conciliação, mediação, processo judicial, arbitragem, avaliação neutra, ouvidoria, ombudsman.

3ª. Aula: Mediação paraprocessual (ou extrajudicial).  Mediação prévia e mediação incidental. O exemplo do modelo americano. Diferentes modelos.

4ª. Aula: Procedimento da mediação. Etapas da mediação – a pré-mediação. Etapas da mediação propriamente dita. Questionário prévio e compromisso para mediar.

5ª. Aula: A mediação e os conflitos perante o Judiciário. O acordo decorrente da mediação – título executivo judicial/título executivo extrajudicial.

6ª. Aula: Mediação e as empresas – especificidades. Simulação de casos. Outras áreas de aplicação da mediação – especificidades.

7ª. Aula: Mediação Familiar – sua importância e caracterização. Especificidades: [a] separação e divórcio [b] etapas da separação [c] modalidades de guarda - aplicações

[d] síndrome de alienação parental – diagnóstico e prognóstico.

8ª. Aula: Mediação penal e justiça restaurativa.

9ª. Aula: O magistrado, o promotor, o advogado, o consultor, o conciliador e o mediador: tipos de inserção. O papel do mediador. A interface com o direito civil e com o direito processual civil.

10ª. Aula: A ética na mediação. O Código de Ética da Mediação. O Projeto da Lei de Mediação e o Código Procedimental da Mediação.



Módulo C – Conciliação
- 72 horas/aula (09 palestras e 09 seminários) – de 28/07/2010 a 05/10/2010


1ª. Aula
: Introdução ao instituto da conciliação. O seu significado na solução de conflitos humanos. Histórico da conciliação no Brasil. As diversas tendências sobre a conciliação nos Estados Unidos, na França, no Canadá, no Japão, na Europa e na América Latina.

2ª. Aula: A conciliação no direito positivo brasileiro. O permissivo constitucional. Princípios fundamentais. A função social como cláusula geral na utilização da conciliação. O conceito de cláusula geral no direito brasileiro e sua pertinência na adoção na resolução de disputas humanas.

3ª. Aula: Distinção entre a conciliação e a mediação – aplicações.

4ª. Aula: O procedimento da conciliação e suas variáveis. As diferentes técnicas e os resultados diversos. Efeitos e eficácia.

5ª. Aula: Técnicas autocompositivas voltadas a provocar mudanças:  recontextualização, identificação de propostas implícitas, afago (stroking), normalização (normalizing), produção de opções, teste de realidade, acondicionamento de questões e interesses; enfoque prospectivo.

6ª. Aula: Técnicas para se lidar com as barreiras na solução de conflitos humanos. Advocacia na conciliação. Técnicas para estimular advogados a atuarem de forma eficiente na conciliação.

7ª. Aula: A função jurisdicional e as novas exigências a ela impostas. O princípio do acesso à Justiça na judicialização das relações sociais e os métodos apropriados de solução de conflitos nos Juizados Especiais. Processo dialético/distributivo (vencedor/vencido) e a busca por mecanismos consensuais/integrativos (vencedor/vencedor).

8ª. Aula: A conciliação judicial. O setor de conciliação na 1º e na 2º instâncias judiciais no Estado de São Paulo. O Provimento 953/05.

9ª. Aula: Experiências – acertos e desacertos na utilização da conciliação nos casos judiciais e nos extrajudiciais. Os abusos na aplicação da conciliação. A ética na conciliação.

 


Módulo D – Métodos Alternativos de Solução de Conflitos no Direito do Consumidor
- 40 horas/aula (5 palestras e 5 seminários) – de 13/10/2010 a 23/11/2010


1ª. Aula
: A Tutela Constitucional do Consumidor no Campo Processual. Os Princípios Constitucionais que informam o processo civil no âmbito do Direito do Consumidor. Acesso à Justiça e Defesa do Consumidor. A Tutela dos Direitos Difusos e Coletivos no Direito do Consumidor.

2ª. Aula: A aplicação da Conciliação no Direito do Consumidor – plano individual.  Efetividade do processo, a partir da conciliação no plano individual. Técnicas de negociação nos conflitos individuais de consumo. A função do conciliador numa relação processual desigual entre fornecedor e consumidor: a ação individual de consumo.

3ª. Aula: A aplicação da Conciliação no Direito do Consumidor – plano coletivo. Efetividade do processo, a partir da conciliação no plano coletivo. Possibilidade de evitar a judicialização de centenas de conflitos de consumo. Comportamento do juiz e do conciliador na busca da conciliação nos conflitos coletivos e cautelas necessárias. Atuação do Ministério Público e das Associações de Defesa dos Consumidores. A convenção coletiva de consumo. O compromisso de ajustamento de conduta.

4ª. Aula: A Arbitragem nas Relações de Consumo. Análise da legislação em vigor, notadamente da Lei n. 8.078/90 (art. 51, VII) e da Lei n. 9.307/96 (art. 4º., par. 2º.). Contrato de adesão e instituição da arbitragem. Análise da experiência estrangeira na arbitragem dos litígios de consumo.

5ª. Aula: O Juizado Especial Cível e os Litígios de Consumo. O papel do JEC na resolução de conflitos de consumo: informações gerais no Brasil e no Estado de São Paulo. O processo do JEC: características específicas. Diálogo entre o CDC e a Lei n. 9.099/95 no âmbito dos processos entre consumidores e fornecedores.



Módulo E – Estágio Supervisionado
– 30 horas


Atividades:

  1. Conciliação nas Varas Cíveis, nas Varas da Família, nas Varas da Infância e Juventude e nos Juizados Especiais.
  2. Mediação nas Varas Cíveis, nas Varas da Família, nas Varas da Infância e Juventude e nos Juizados Especiais.
  3. Conciliação e Mediação em entidades públicas e privadas fora do Poder Judiciário.
  4. Arbitragem em Câmaras de Arbitragem.

Os alunos deverão elaborar um relatório circunstanciado de estágio supervisionado nos órgãos públicos ou privados, nos âmbitos da Conciliação ou Mediação. O relatório deverá ser entregue à Escola Paulista da Magistratura até o dia 14/12/2010.


Obs.: todas as datas previstas poderão sofrer alterações
.

 


Inscrições
:

 

As inscrições deverão ser feitas no período de 22 de fevereiro a 24 de março de 2010. Para se inscrever, o candidato deverá preencher a ficha diretamente no site da EPM. Mais informações pelos telefones 3257-0356 ou 3255-0815.

 

Matrículas:

 

As matrículas ocorrerão no período de 22 de fevereiro a 24 de março de 2010, das 10 às 16 horas (horário bancário) devendo, os interessados, apresentar ficha cadastral já preenchida no site e impressa, cópia do diploma, do CPF e do RG (ou carteira funcional com o RG), munidos da taxa de matrícula (a ser paga em espécie).

As parcelas da anuidade do curso serão no valor de R$ 420,00 (quatrocentos e vinte reais) mensais e serão pagas no ato da matrícula e até o dia 10 de cada mês subsequente (a partir de abril de 2010). Os magistrados, assistentes jurídicos e funcionários do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo bem como todos os ocupantes de cargos públicos, devidamente comprovado, terão direito à bolsa de 50% (cinquenta por cento). Aos conciliadores, mediante declaração comprobatória, será concedida bolsa de 30% (trinta por cento). Os valores serão recolhidos através de boletos bancários a serem retirados na secretaria da Escola Paulista da Magistratura (Rua da Consolação, 1483 - 2º andar)

O aluno poderá fazer o curso por módulos. Nesta hipótese, será conferido o certificado pertinente ao módulo escolhido e frequentado pelo aluno. Exceção será feita ao Módulo "E" (estágio supervisionado), que somente poderá ser cursado pelo aluno que tenha frequentado ao menos outros dois módulos anteriores. Em qualquer hipótese, somente será fornecido certificado ao aluno que tenha registrado 75% (setenta e cinco por cento), pelo menos, de frequência relativa ao módulo pertinente.
 
(Reprodução do site www.epm.sp.gov.br)

REUNIÃO DE REPRESENTANTES - 23/FEV

Prezados Colegas,
 
Está convocada nova REUNIÃO DE REPRESENTANTES para dia 23 de Fevereiro, próxima terça-feira, às 15h, na sede da AFPROCON.
 
Trataremos das recentes notícias a respeito do PCCS e CONCURSO INTERNO e discutiremos quais os próximos passos da categoria. Cabe ressaltar que até o presente momento (19/02, 18h), não recebemos manifestação da DEX a respeito do último ofício onde questionávamos o posicionamento vago a respeito de ambos pleitos.
 
A DEX acaba de ser oficiada com a solicitação de liberação para a reunião. Tão logo tenhamos confirmada a liberação dos representantes, esta será informada.
 
Os setores devem debater os temas e encaminharem 1 representante para a reunião.
 
RODRIGO XANDE NUNES
AFPROCON
Assinar afprocon

Desenvolvido por br.groups.yahoo.com

Arquivo do blog