segunda-feira, 19 de maio de 2008

Um Pitaco

Como todos se lembram, na véspera do início da operação-padrão, sexta-feira dia 09 de maio de 2008, a DEX soltou comunicado na Intranet sobre o processo do ticket refeição. Coincidência?

O comunicado foi criticado pela AFP, justamente por não trazer aos funcionários informações sobre o conteúdo do parecer do CODEC sobre o benefício, somente afirmando que um parecer já tinha sido dado.

Como se viu, a DEX deixou de mencionar, por esquecimento estamos certos, que o parecer tinha sido contrário à concessão.

O que descobrimos somente na audiência do MPT, uma semana depois.

Um ótimo exemplo de sensibilidade e transparência...

A Diretoria

Enquanto Isso, Uma Pequena Vitória

Na quinta passada, dia 15 de maio de 2008, foi publicado um editorial no Jornal da Tarde que utilizou muitas das idéias transmitidas pela nota da AFP - vejam alguns posts abaixo a íntegra dessa nota - com relação à situação do Procon-SP e de seus funcionários, provocada por editorial do Estado de São Paulo.

Vejam aqui como ficou o editorial:

http://txt.jt.com.br/editorias/2008/05/15/opi-1.94.8.20080515.2.1.xml

Continuaremos a perseguir uma maior cobertura da mídia para nossa luta, sempre em benefício de todos nós.

A Diretoria

Aviso

Avisamos a todos que o processo judicial, patrocinado pela AFP, cobrando o abono salarial prometido quando de uma das gestões passadas na DEX e, obviamente, não concedido, acaba de ser recebido pelo Supremo Tribunal Federal.

Qualquer novidade, será publicado aqui.

A Diretoria

Um Brasão, Uma Identidade

Desde os princípios da humanidade, os grupos costumam se identificar através de símbolos e cores, para distinguir suas diferenças e reforçar suas semelhanças.

Em nosso caso, esse símbolo e esse brasão é o colete preto de protesto, que foi distribuído a todos os funcionários esse ano.

O uso do colete representa a consciência de grupo, a consciência de união e de força coletiva.

Nós, da Diretoria, deixamos aqui essa mensagem para que todos tomem conhecimento de que o uso do colete não é estético, não é moda e não é chato.

É a representação física da nossa união enquanto categoria e enquanto funcionários, em luta pela melhora de nossas condições de trabalho - que se deterioram a cada dia - e de nossa valorização profissional!!!

Convocamos todos a usarem seus coletes!!

É uma questão de consciência.

Você está junto de seus companheiros de trabalho, de mãos dadas em uma grande onda, ao usá-lo, ao torná-lo, verdadeiramente, o símbolo de insatisfação e orgulho que almejamos projetar.

Use-o.

Estimule seu colega ao lado a usar também.

Sejamos unidos, como sempre fomos.

A Diretoria

Afixado

Aproveitamos para avisar a todos que atas da Audiência do Ministério Público do Trabalho estão disponíveis nos quadros de avisos e catracas da Barra Funda.

Aos funcionários dos Poupatempos, seguirá uma cópia via fax para cada posto, onde o representante poderá afixá-la em local de maior afluência e visibilidade para que todos possam tomar conhecimento.

A Diretoria

Resultados da audiência no Ministério Público do Trabalho

Prezados funcionários e associados,

Como todos sabem, foi realizada na última sexta-feira mais uma tentativa de composição com a Fundação Procon-SP, na presença do Ministério Público do Trabalho.

A pauta da audiência era saber resultados dos processos que correm na burocracia estatal de São Paulo sobre a lista MÍNIMA de reivindicações que estamos pleiteando - relembrando, são o aumento do valor facial do ticket refeição para R$ 14,95 (quatorze reais e noventa e cinco centavos) e a concessão do ajuste de curva (reposição de perdas salariais dos últimos seis anos) no percentual de 26%, com ênfase maior na capacidade da Fundação de conceder e bancar 17,5% com recursos próprios.

Nunca é demais lembrar dois pontos: um, que a Fundação possui, por força de LEI, autonomia administrativa e financeira; e dois, que os recursos próprios, também chamados de fonte 4, são provenientes do trabalho dos funcionários, na confecção e ministração de palestras, cursos e na aplicação de multas pela fiscalização do mercado de consumo.

Pois bem. A tão falada autonomia financeira não é, na prática, existente, pois cada passo dado na área financeira - para pagamento de salários, por exemplo - deve ser referendado por um emaranhado de comissões e seções técnicas e políticas. E os recursos próprios, fruto do NOSSO trabalho, nada fazem além de render e deixar o caixa da Fundação cada vez mais "bonito"; e sem reverter em benefícios e melhores condições profissionais para aqueles que o alimentam, ou seja, nós.

Vejamos então.

1) Aumento do Ticket Refeição

Na audiência, foi passado pela DEX que o processo de aumento do ticket refeição teve parecer contrário do CODEC (órgão técnico da Secretaria da Fazenda), com o argumento que contraria a política salarial e de benefícios estabelecida pela Comissão de Política Salarial e que a comparação feita pela Fundação Procon para justificar o aumento, de que precisaria ser equiparado o valor facial àqueles concedidos pelas empresas públicas aos funcionários delas não se sustenta, pois o valor atual é compatível com o recebido pelos trabalhadores de fundações públicas, categoria onde o Procon se encaixa.

O processo atualmente está na Secretaria de Planejamento, para emissão de parecer. De lá, vai para a CPS para decisão final. A DEX irá se empenhar para conseguir esse reajuste, bem como o item abaixo.

2) Ajuste de curva

Continua na Secretaria de Justiça para avaliação e aguarda movimentação para os demais órgãos da via crucis da burocracia.

Após essas informações, o que podemos concluir?

Que, mesmo com a situação quase que de penúria dos funcionários da Fundação Procon-SP, o governo continua a demonstrar toda a sua "sensibilidade" e a DEX a reafirmar todo seu "empenho".

A solução para isso virá da decisão conjunta de todos nós.

A operação-padrão, ora em andamento, vai continuar até que algo de concreto ocorra para melhorar nossas condições de trabalho e de valorização profissional. Se esse reconhecimento não vem por "sensibilidade", tem que vir por outros meios.

A Diretoria da AFP agradece a todos os funcionários que estão exercendo seu direito de fazer pressão, legítima e legal e conclama a participação de todos nesse processo de luta.

Não fraquejemos!

A Diretoria

Cutucadinha

Uma curiosidade para os frequentadores do espaço, pode ser interessante ver onde suas convicções podem te levar no espectro político:

Façam esse teste e depois deixem seus comentários sobre o que acharam do resultado.
Assinar afprocon

Desenvolvido por br.groups.yahoo.com

Arquivo do blog