quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Reunião com a DEX Solicitada

Colegas Proconianos,

Na data de hoje, foi protocolado pedido para a realização de uma reunião da DEX com a AFP, esta última também com a bem-vinda e necessária presença dos representantes dos setores da BF e dos Poupa Tempos, que já devem ficar de sobreaviso.

A pauta da reunião, à luz dos últimos acontecimentos e dando continuidade à luta incessante da AFP em prol dos funcionários e associados será a seguinte:

- Novo plano de cargos e salários;
- Ajuste de curva;
- Aumento do quadro de funcionários (preenchimento de novas vagas, realização de concurso interno);
- Apresentação da nova pauta de reivindicações 2008/2009: vale-alimentação, gratificação de atendimento ao público, adicional de periculosidade para fiscais, auxílio-creche, convênio INSS e seguro de vida, além de auxílio-educação.

No ofício, foi salientado que a reunião deve ser marcada entre hoje e o dia 17 de outubro, pois estamos todos cheios de dúvidas sobre o futuro e nada mais correto e transparente do que passar as informações necessárias a todos.

Contamos com a presença de todos e aguardamos o agendamento por parte da DEX; assim que a data for definida divulgaremos aqui nesse espaço e no nosso grupo na internet.

Aproveitando o ensejo, a participação no grupo, embora ainda pequena (apenas 10% do corpo funcional está participando) é muito proveitosa e interessante, com várias discussões de interesse dos proconianos.

Pedimos a todos os interessados que enviem seu pedido de participação para o e-mail afprocon-subscribe@yahoogrupos.com.br .

PARTICIPEM!

A AFP

Ampliação do Quadro Funcional - O Outro Lado

Colegas Proconianos,

No post abaixo, a AFP, em conjunto com a Representante no Conselho Curador (e suplente), delineou a intenção de distribuição dos novos 87 colegas, conforme consta da proposta incluída no processo de ampliação, que lembramos novamente, deverá passar agora por todas as instâncias burocráticas na máquina estatal antes de ser efetivamente implementado.

A AFP se sente segura em afirmar que todos nós estamos contentes com o atendimento dessa reivindicação, que já tem longos dez anos de negociações e retrocessos.

A ampliação do quadro funcional é mais do que boa, é uma necessidade frente aos avanços e evolução do mercado de consumo nos últimos anos e o surgimento de novos e complexos problemas que a Fundação Procon tem que enfrentar diariamente em todos os setores, na busca de atender e amparar o povo paulista. Tudo isso sem perder a vanguarda e carinho costumeiros no atendimento e aplicação do Código de Defesa do Consumidor, nossa marca registrada.

Porém, essa aprovação traz à superfície uma série de perguntas, que se espera sejam respondidas rapidamente e mantendo a transparência por parte da DEX.

As perguntas que não querem calar, algumas delas levantadas inclusive no grupo de discussão da AFP (se inscreva, mandando seu e-mail para afprocon-subscribe@yahoogrupos.com.br ) são as seguintes:

1) As vagas de Téc II abertas serão preenchidas de que maneira? Existe um concurso com validade até maio de 2009 e muitos Téc I que preenchem os requisitos para ascender na carreira. Eles serão deixados de lado?

2) A falta de abertura de vagas de Téc III e Téc IV deixa novamente um problema e dificulta tremendamente a ascensão vertical. Com essas novas vagas de Téc II e Téc I, a disputa seria na proporção de 25 para 1. Como essa distorção injusta será resolvida?

3) Qual será o critério para preenchimento das vagas de Supervisão que a ampliação trará?

4) Onde está o ajuste de curva? Sem melhores salários e condições de trabalho, fica pouco atraente vir trabalhar na Fundação Procon. Tivemos uma amostra disso pela última convocação dos concursados, onde mais de 80% dos chamados desistiu ou nem mesmo compareceu para tomar posse. O reajuste de 6,35% vai ajudar (depois de passar pela máquina burocrática para implementação, claro, o que esperamos seja o mais breve possível) mas ainda não resolve esse problema de grande magnitude.

5) Como fica o novo Plano de Cargos e Salários à luz dessa ampliação do quadro? Faz tempo que não há notícia sobre ele e o próprio Secretário de Justiça Dr. Marrey defendeu muito o projeto.

6) Existe a intenção de concurso interno? Quando? A realização desses concursos é prevista no regulamento interno e é perfeitamente possível dentro da mesma carreira.

Fica registrada a preocupação da AFP com relação a essas questões e outras que certamente surgirão.

Estaremos como sempre atentos e vigilantes, contando com a colaboração dos colegas proconianos na cobrança e acompanhamento criterioso dessa nova fase da Fundação Procon.

A AFP

Ampliação do Quadro Funcional

Colegas Proconianos,

Na última semana, uma série de questionamentos e dúvidas surgiram a respeito da notícia da aprovação, pelo Conselho Curador, da ampliação do quadro de funcionários da Fundação Procon dos atuais 478 (em tese) para 565 (em tese).

As novas vagas pedidas pela DEX, em número total de 87 novos colegas proconianos, serão distribuídas da seguinte forma:

Assistente Administrativo I - 15 novos cargos
Técnico de Proteção e Defesa do Consumidor I - 18 novos cargos
Técnico de Proteção e Defesa do Consumidor II - 44 novos cargos
Técnico em Informática I - 3 novos cargos
Motorista - 7 novos cargos

Além desses, 15 novas supervisões (cargos de confiança) serão criados para coordenar a implementação das políticas de defesa do consumidor do Estado de SP (Pronasci - Procon itinerante, CIC's, entre outros / Fiscalização de combustíveis e nota fiscal paulista / Ampliação do atendimento eletrônico e telefônico).

E, para completar, foram pedidos mais 64 estagiários.

PARA ONDE VÃO ESSAS PESSOAS?

No processo que foi aprovado pelo Conselho e que, lembramos a todos, deve passar por toda a máquina burocrática antes de implementação (CODEC/CDEC, SJDC, Secretaria de Planejamento, etc, etc, etc), os novos colegas serão lotados assim:

151

Receberá:
10 Téc I
35 Estagiários
3 Administrativos I
e
3 novas Supervisões

Atendimento Eletrônico

Receberá:
5 Téc I
8 Estagiários
3 Administrativos I
2 Tec Informatica I
e
3 novas Supervisões

Áreas Técnicas do DAOC

Receberá:
15 Téc II
15 Estagiários
e
2 novas Supervisões

ACP (Nota Fiscal Paulista)

Receberá:

4 Téc II
6 Estagiários
4 Administrativos I
e
2 novas supervisões

Fiscalização (Combustíveis)

Receberá:

16 Téc II
5 Administrativos I
4 Motoristas
e
4 novas supervisões

DAOC/DEP (Pronasci - CIC's - Educação para o consumo)

Receberá:

9 Téc II
3 Téc I
3 Motoristas
1 Téc informática I
e
1 nova Supervisão

CONCLUSÃO

Obviamente, teremos um salto de qualidade nos programas e na capacidade instalada de atendimento, educação para o consumo, fiscalização e controle dos processos administrativos, os quais resultarão em mais arrecadação e maior atuação do Procon-SP.

Tudo isso é bom e contribui para o fortalecimento da nossa Instituição, o que todos os colegas proconianos desejam.

Reforçamos que a íntegra do processo e a ata oficial da reunião do Conselho Curador estão disponibilizados no nosso grupo do Yahoo.

Aproveite e peça sua inscrição no grupo para receber todas as comunicações e informações e ter acesso aos arquivos digitalizados, mandando um e-mail para afprocon@yahoogrupos.com.br

Qualquer dúvida e questionamento, mande sua mensagem para ouvidorafp@yahoo.com.br



A AFP
Assinar afprocon

Desenvolvido por br.groups.yahoo.com

Arquivo do blog