Há alguns dias, o jornalista Marcelo Duarte (apresentador dos programas “Você é Curioso? e “Fanáticos por Futebol”, ambos da Rede Bandeirantes de Radio, além de escritor da série “Guia dos Curiosos”, apresentador do programa “Loucos por Futebol” na ESPN Brasil e colunista de vários jornais) necessitou dos préstimos do Procon/SP em razão de problemas com um fornecedor.
Segundo o jornalista, após ele juntar toda a papelada e dirigir-se ao posto da Sé, a sua experiência não foi nada agradável. Em sua “primeira vez no Procon” (vide http://colunistas.ig.com.br/curioso/2008/11/11/minha-primeira-vez-no-procon/), o jornalista chegou à conclusão de que para reclamar ao Órgão é preciso, antes, sair de férias, de tanto que se espera pelo atendimento. A sua opinião é a de que, por tal motivo, as empresas fazem o que bem entendem com os consumidores e que provavelmente a sua “primeira vez no Procon” talvez também seja a última, já que tal situação é uma falta de respeito com o consumidor. A sua indignação foi, inclusive, objeto de matéria no Jornal da Tarde do dia 15/11 p.p.
É muito bom saber que existem pessoas que também têm visão crítica dos problemas enfrentados pela Fundação e que, sobretudo, contribuem de alguma forma para que o governo esteja ciente deles.
O fato somente concretiza algo que já era há muito tempo previsto e esperado. Apesar do empenho de todos os funcionários, de todos setores, a situação se mostra a cada dia insustentável, já que mais e mais funcionários deixam a Fundação e dentre eles, inclusive alguns recém-contratados. Ocorre um verdadeiro esvaziamento do Procon/SP.
Esperamos que o Governo do Estado atue no sentido de combater esse pernicioso esvaziamento e aja para a melhoria das condições de trabalho de seus servidores. Somente assim teremos, no Estado de São Paulo, a efetividade do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.
AFP
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